Interação cidade e campo

A situação do campo não é mais como antigamente, agora tudo mudou.É difícil uma pessoa do perímetro rural querer trabalhar na lavoura, o mesmo quer buscar algo maior, ou seja, quer um novo rumo para sua vida, e esse rumo é buscar na cidade (perímetro urbano) melhores condições de vida. A globalização trouxe essa nova forma de mobilização, fazendo com que a cidade (perímetro urbano), sofra um inchamento populacional, trazendo agraves para as grandes cidades. Os agráves são: aumento do desemprego, aumento da criminalidade, aumento de pessoas sem moradia, etc.

    Do meu ponto de vista, essa mobilidade deve ser modificada para que os problemas atuais não aumentem. Talvez, a solução seria uma maior interação entre a cidade e o campo, ou seja, de vez de a cidade captar essas pessoas que saem do campo, o campo devia acolher tais pessoas. O deslocamento de tais pessoas, seriam para os devidos fins; a cidade com suporte científico e tecnológico e o campo com o acolhimento desses instrumentos. Vale ressaltar que o ideal seria que o campo também progredisse, não sendo totalmente dependente cidade.

    A forma de progresso consistiria na industrialização de pequeno e médio porte. A agricultura familiar seria o motor deste tipo mudança. Ex: Os produtos obtidos pela agricultura familiar, como a banana, o leite, a mandioca, açaí, a laranja, a cana, maracujá, alface, amendoim, feijão, pimenta, quiabo, sorgo, tomate, abóbora, cenoura, couve, goiaba, mamão, melancia, melão, milho, pepino, repolho, abacaxi, cajú, alho, coco, etc. Deveriam passar por um processo de industrialização, ou seja, a transformação de produtos de base em produtos industrializados como o doce de banana, o queijo (diversos tipos de queijos), a farinha de mandioca, os sucos, o açúcar mascavo, etc. desta forma o agricultor estaria agregando valor em seus produtos, consequentemente gerando mais renda.

    Mas para que isso seja efetuado, é necessário diversos fatores, como; Assistência técnica especializada oriunda de entidades governamentais, fornecimento de energia elétrica, equipamentos agrícola, facilidade em logística, financiamento, etc.

    Um modelo ideal para agricultura familiar é a elaboração de núcleos em localizações estratégicas que facilitariam o escoamento dos produtos. Pois um dos empecilhos da comercialização dos produtos é as dificuldades encontradas na logística, tanto por distância como por condições de estradas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.