Comunicação, mídias sociais e interação no ciberespaço no mundo rural

De fato, a internet conquistou seu lugar em praticamente todas as esferas das áreas humanas. Mesmo aquelas que tinham mais dificuldades de acesso. É o caso do uso de internet na área agrícola. Mesmo com dificuldades em algumas regiões, pelo motivo de internet ruim, a comunicação na área rural está sendo indispensável para realizar diversas tarefas, seja ela na comunicação, vendas, educação, conhecimento, informação, gerar pesquisas, levantar dados, georeferenciamento, etc.

Aplicativos como o WhatsApp e Instagram passou a ser visto como ferramenta indispensável para pessoas que lidam com questões agrícolas. Por isso, o acesso a internet em zonas rurais é de imensa importância. A internet é uma espécie de patrimônio humano mundial que todos os seres humanos devem ter acesso. Por isso, que grandes empresas estudam implantar equipamentos que facilitem a conexão da internet em locais fora da cidade.

Desde as pequenas fazendas até as fazendas de grande porte, estão cada vez mais inseridas no contexto virtual. Redes sociais, como o instagram, passa a ser uma ferramenta para ampliar suas vendas e demonstrar seus produtos. Até mesmo os sites, estão ganhando força. Hoje em dia, é possível fazer um site simples sem grandes dificuldades. O whatsapp, é indispensável na hora de fechar vendas. O YouTube, é uma ferramenta que agrega conhecimento, pois os geradores de conteúdos dessa plataforma, acaba passando de maneira “gratuita” relevantes saberes. Tem pessoas que utilizam o Twitter para expressar de maneira simples ou de certa forma, uma síntese, fatos cotidianos.

Gostaria de citar aqui um grande intelectual na área da comunicação contemporânea, que é o Pierre Lévy. Estudioso na área de sociologia, ciberespaço, inteligência coletiva etc… Venho acompanhando em seu Twitter seus saberes, parecem ser quase que proféticos. Como a grande rede de internet tende a ser um patrimônio de praticamente todos os humanos, a modelagem dos comportamento humanos passa a ser visto por outros ângulos. A inteligência coletiva é uma forma de entender essa nova fase de comportamentos no século XXI.

Breve texto sobre inteligência coletiva retirada do wikipédia.

“A inteligência coletiva é um conceito de um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa, ou seja, a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas.”

A interação entre o campo e a cidade é cada vez maior, e as tecnologias de smathphone, computadores, internet etc..  potencializou esse tipo interatividade. O campo não está mais tão longe! As pessoas da cidade, cada vez mais querem saber informações do campo. Isso demonstra, a grande preocupação dos consumidores com a qualidade dos alimentos e consciência da preservação ambiental.

E as pessoas do campo, agora tem acesso a informações de maneira democrática e descentralizada.

Vamos observar essa nova tendência, que não é moda,  e aproveitar o contexto no ambiente rural!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.