Biotecnologia na agropecuária e produção de alimentos

O significado desse nome as vezes parece ressoar algo distante da realidade de muitas pessoas. Mas não é bem assim, a biotecnologia já vem sendo usada pelos seres humanos a muito tempo. Desde que o homem começou a adquirir técnicas para produção de alimentos, a biotecnologia estava e está presente no nosso dia a dia.

Um exemplo comum de biotecnologia é fabricação de pães e pizzas (utilização de levedos para que a massa possa crescer e dar uma forma e consistência boa), cerveja, cachaça, vinho (utilização de levedos para produzir o álcool), produção de queijos (enzimas para que o leite possa coagular e produzir o queijo), o iogurte (utilização de bactérias para dar consistência e sabor no iogurte, etc… Essas são as formas mais comuns que utilizamos no nosso cotidiano.

“Biotecnologia significa qualquer tecnologia que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.” Wikipédia.

Mas, ao passo do tempo, a ciência avançou muito, até chegar ao ponto de saber os detalhes a nível molecular. Com o advento da genética moderna e ciência molecular esse ramo da ciência passou a ser visto como indipensável para a produção de alimentos. Tanto na produção vegetal e animal, a utilização de técnicas biotecnológicas, abordam o aprimoramento de características, para suprir a demanda dos consumidores. Do sabor da carne animal até uma planta resistente a uma praga, a biotecnologia moderna esta inserida no processo.

O que vemos ao logo do tempo, é o avanço das técnicas. Existe a biotecnologia mais antiga, e a biotecnologia moderna.

Na biotecnologia moderna o foco principal é os “genes” e sua importância como indicador de características para interesses econômicos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.