As plantas comunicam entre si?

Pelo que soube por alto, as plantas se comunicam. Mas os tipos de comunicação entre elas, é algo bem diferente. É como se elas comunicassem não por símbolos, mas, por conexões químicas envolvendo além das próprias plantas, organismos que vivem em simbiose com as plantas. Uma dessas simbioses é com relação aos fungos e bactérias.

Uma vez já ouvir dizer de um professor de microbiologia, que as plantas se comunicam por substâncias chamadas de exsudatos. Não sei ao certo o que é e como funciona os exsudatos, pois, na internet carece de fontes apropriadas para o uso correto da terminologia do que é exsudatos radiculares. mas pode ser alguma substância volátil liberadas pelas plantas que distribuem pelas raízes, ou seja, no solo e se comunicam com outras plantas.

De acordo com esse link do site: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_b9e959ebb8f440a1cc330f165e6176f6 

O conceito de exsudatos radiculares é: Os exsudatos radiculares produzidos por diferentes espécies vegetais são capazes de induzir respostas quimiotáticas sobre a microbiota do solo, mediando interações planta-bactéria. Dentre as biomoléculas presentes nestes exsudatos, estão carboidratos, ácidos orgânicos, peptídeos e flavonoides.

Agora para que serve essas comunicações entre plantas?

Uma das teorias é que essas comunicações servem para comunicar a outras plantas de prováveis invasores. Ou seja, se uma planta sofrer um ataque de uma praga ou uma doença, a mesma planta afetada, pode sofrer uma reação e consequentemente liberar substâncias químicas que servem de ponte para a comunicação entre outras plantas, avisando para as outras plantas que ela esta sofrendo um ataque e esta avisando para as outras plantas do ocorrido.

Essa comunicação serve para que as outras plantas receptoras da comunicação, fiquem em alerta, daí, o próprio funcionamento fisiológico das plantas começam a desencadear um mecanismo de auto-defesa, ou seja, as plantas começam a desenvolverem mecanismos de defesa para se proteger dos ataques de insetos ou doenças. 

Isso é muito interessante, porque parece mais uma rede de comunicação que ainda hoje a ciência ainda não tem o total domínio para esclarecer esse fenômeno.

A simbiose é tão complexa que a comunicação não se limita apenas entre as plantas, mas, também aos fungos presentes no solo. Então, para que possa haver a comunicação das plantas é necessário toda uma cadeia bem definida da interação planta, solo e microrganismos.

Se esses estudos se destacarem daqui para o futuro, o uso sustentável e adequado do manejo de plantas, pragas e solos, será bem definido pelas orientações ecológicas e de preservação do solo. Já que o bom funcionamento, conservação, e qualidade do solo é indispensável para uma boa comunicação entre plantas. O solo ativo biologicamente é sinônimo de qualidade de solo.

Um grande problema da agricultura convencional em larga escala, é o uso de insumos agrícolas de maneira conveniente para o bolso do produtor rural. Em vez de cuidar bem do solo, o produtor muitas vezes por falta de recursos financeiros e de conhecimento técnico, acaba utilizando apenas métodos de fertilização do solo com o NPK, ou seja, os nutrientes mais utilizados nas plantas, que é o Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Deixando o solo desprovido de micronutrientes. Além disso, a vida microbiológica do solo é deixada de lado. Alguns métodos como a utilização de matéria orgânica incorporada ao solo, pode ajudar bastante para deixar o solo mais vivo biologicamente.

Quando um solo possui pouca atividade biológica, isto é, pouca vida microbiológica no solo, há teoricamente, uma diminuição da atividade benéfica de microrganismos que  agem em benefício para as plantas.

Mas voltando um pouco para o tema específico da comunicação entre plantas. As plantas, não possuem um sistema nervoso igual a nós seres humanos, mas elas reagem a estímulos como a sensibilidade da luz, ao toque físico (exemplo: A Mimosa pudica que responde ao toque físico) e e talvez, exista outros tipos de estímulos que ainda não sabemos ao certo como funciona. Um simples dano físico em um determinada planta, pode desencadear um processo de auto-defesa e consequentemente alertando as outras plantas do ataque.

Uma outra pergunta que deixa no ar é: e se existirem comunicação entre plantas de espécie diferentes?  Essa pergunta pode ser abordada num ambiente parecido como de uma floresta, onde há diferentes tipos de espécies de plantas convivendo em um mesmo espaço.

Pode haver disputas por sobrevivência, alerta ao perigo de insetos e pragas  e também benefícios entre elas.

O universo da natureza é espetacular no que tange a agentes quase que despercebidos por nós seres humanos. Um exemplo muito comum de comunicação entre insetos é o uso de feromônios para desencadear estímulo sexual entre dois insetos. Basta colocar feromônio em um determinado lugar, que outros insetos aparecerão. Isso também é um modo de se comunicar! Pode-se dizer que a química é um tipo de linguagem.

Um filme que aborda de maneira de entretenimento esse tema, é o filme Avatar. Que por sinal irei assistir novamente para poder relembrar fatos.

A abordagem desse blog foi para explanar um pouco desses tipos de agentes que atuam quase que invisíveis na natureza. Não é um blog com caráter propriamente científico, mas, é algo para deixar uma incógnita, para pretendermos conhecer com mais detalhes esse assunto!

Links e vídeos úteis:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.