Os fungos e sua importância na agricultura, medicina e alimentação

Os fungos são seres vivos que são de extrema importância para a agricultura, alimentação e para sínteses de substâncias. O cultivo dos fungos requer cuidados especiais onde o processo do cultivo, assemelha-se com o zelo necessário para produção de vegetais em estufa. Há todo um cuidado no seu cultivo, que vai desde a escolha da espécie, escolha e elaboração do substrato, cuidados de úmidade, observações diárias, etc.

Falo isso, porque na faculdade de Agronomia, onde estudei CECA – UFAL (observação: não completei o curso de Agronomia), alguns amigos montaram uma empresa encubadora de criação de cogumelos para o consumo. Lá, eles cultivavam o shitake, Shimeji entre outros. Lembro bem, pois as vezes eu ia visitar eles produzindo os cogumelos. Existia toda uma cadeia de produção que ia desde a elaboração do substrato, onde tinham que passar na forrageira o sabugo do milho, ensacá-los e depois colocar em saquinhos especiais. Dentro do armazém, existiam prateleiras, onde os cogumelos eram cultivados. Lembro bem que era um cuidado minucioso e requeria tempo, trabalho e muita observação. Não sei se ainda existe essa empresa, mas lembro bem de sua origem, e a iniciativa dos colegas da turma para empreender nesse ramo.

Uma experiência minha com relação ao fungos (levedo), foi a experiência que fiz na elaboração de cachaça. Quando fiquei sabendo que para produzir cachaça era necessário a utilização do levedo (fermente de pão), fiquei intrigado, pois ao meu entendendimento, produzir álcool era coisa de  outro mundo que não estava ao meu alcance.

Na agricultura, os fungos são importânte, pois cerca de 90% das doenças parasitárias dos vegetais são de natureza fúngica. Além disso, os fungos são responsáveis na deconcomposição de resíduos encontrados no solo, para que posteriormente, os elementos sejam reaproveitados pelas plantas.

Logo abaixo, vou deixar um breve texto que julgo ser muito importante, pois mensiona alguns tipos de fungos que são utilizados na indústria. Espero que se alguém se interessar (Universidades e empresas) essa lista possa ser algo de referência.

O livro é: Lições de Micologia de Verlande Duarte Silveira, editora: Livraria José Olympio 

É importante notar, que os fungos provocam uma síntese nos elementos, originando produtos utilizados até mesmo na medicina.

Alguns fungos que provocam fermentações.

1. Saccharomyces ellipsoideus
2. Saccharomyces apiculatus
3. Saccharomyces cerevisiae
4. Aspergillus oryzae
5. Mucor racemosus
6. Fusarium sp.

Álcool etílico – Duas categorias de produtos são usados como fonte na produção de álcool etílico, a primeira consta de produtos, cujo elemento predominante é a sucrose, como por exemplo a cana-de-açúcar, beterraba açucareira, suco de frutas; a segunda o elemento predominante é o amido, como por exemplo o milho, batata, mandioca, arroz, trigo e aveia.

Os fermentos que transformam a sacarose em álcool etílico são raças de Saccharomyces cerevisiae, no entanto em condições especiais são usados Saccharomyces anamensis e Schyzosaccharomyces pombe.

No segundo caso a tranformação do amido em álcool etílico o processo empregado na industria é o da hidrolização, no entanto em pequenas indústrias são usadas as seguintes espécies de fungos para a fermentação: Mucor rouxii, Rhizopus japonicus, Rhizopus tonkinensis e Rhizopus delemar.

No Japão são muitos usadas as raças de Aspergillus Flavus-oryzae, para a preparação de álcool de arroz que constitui a bebida nacional.

Como resultado de longos estudos sobre este tipo de fermentação Takamine introduziu no comércio vários produtos de alta atividade enzimática, como são as Takadiasteses e Polizimes obtidas de raças de Aspergillus flavus-oryzae, para serem usadas na dextrinização do amido.

Além das espécies citadas, outros fungos podem fermentar vários açúcares e substâncias amiláceas, mas nunca em escala industrial. Destes os mais comuns são: Mucor racemosus, Mucor genevensis, mucor plumbeus, Aspergillus wentii, Aspergillus luchunsis, Aspergillus glaucus, Aspergilus niger, Fusarium graminearum, Fusarium culmorum e Fusarium avenacearum.

As raças de Saccharomyces cerevisiae têm  larga aplicação no preparo do pão, da cerveja, das bebidas alcoólicas concentradas como o rum, uísque, assim também como estes mesmos são usados na medicina humana como medicamento, pois sabemos que os mesmos possuem alto teor em vitaminas B1 e G.

Ácido glucônico – Industrialmente se obtém este produto fermentando a glicose pelos seguintes fungos: Aspegillus niger, Penicillium lacteum purpurogenum var.

rubrisclerotium, penecillium chrsogenum, e Aspergillus fumaricus.

Ácido láctico – Este produto de larga aplicação na industria farmacêutica também é obtido pela fermentação da glicose pelos seguintes fungos, Rhizopus chinensis, Rhizopus japonicus, Rhizopus oryzae (raças 394 e 395), Rhizopus arrhizus, Rhizopus pseudochinensis, Rhizopus elegans, Rhizopus salebrosses, Rhizopus shanghaiensis, Rhizopus stolonifer e Rhizopus tritici.

Ácido cítrico – Das treze espécies do gênero Citromyces que sintetizam este ácido partindo da glicose, as mais empregadas são: Citromyces pfefferianus e Citromyces glaber. Outras espécies de cogumelos são empregados como: Aspergillus niger, Aspergillus clavatus, Penicillium citrinun, Penicillium luteum, Mucor piriformis, Paecilomyces divaricatum.

Ácido gálico – este ácido é obtido da fermentação do tanino pelo fungo Penicillium glacum.

Ácido fumárico – Partindo de várias soluções nutritivas pode obter-se este ácido com auxílio dos seguintes fungos: Aspergillus fumaricus, Rhizopus nigricans, Rhizopus japonicus, Rhizopus niveus, Rhizopus oryzae, Rhizopus psudochinensis, Rhizopus shanghaiensis, Rhizopus tritici, Penicillium griseo-fulvum..

Gorduras – Desde 1906, quando Browne publicou o resultado de suas análises do micélio de Citromyces, no qual achou alta porcentagem de gordura, que os químicos vem trabalhando a fim de obter industrialmente e em condições econômicas. No entanto os alemães, premidos pelo bloqueio aliado na última guerra, lançaram mãe deste processo, para suprirem-se destas susbstâncias. Experimentalmente têm-se, estudado numerosas espécies e suas raças, sendo que as principais são: Endomyces vernalis, Oospora lactis, Aspergillus niger, Rhizopus nigricans, Aspergillus sydowii e Pnicillium aurantio brunneum.

Fontes:

Lições de Micologia de Verlande Duarte Silveira, editora: Livraria José Olympio 
Wikipédia
Observação pessoal

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.