O vento, as plantas e as plantações

O vento é algo que chega a ser quase que um mistério. Pois não se ver o vento, apenas se sente e se observa seu efeito.

Os ventos mudam de direção. Hora são brandos, hora são violentos e as vezes parece que até não há vento.

Por isso que os ventos são importantes. Eles podem trazer prejuízos as plantações, pois pode haver tombamentos não só de uma planta, mas de um plantação toda, dependendo do tipo e intensidade do vento. Podendo até mesmo perder a colheita, ocasionando sérios prejuízos financeiros. Nesse caso, há a necessidade de implementar quebra ventos ou cortinas de vento. Existem diversas espécies de plantas que é utilizado para isso. Exemplo: Neem Indiano, Sabiá etc. 

Os ventos também realizam outros papeis. Uns são bons, outros nem tanto. Como o deslocamento de sementes e pólens para outras regiões. Também pode haver a  disseminação de doenças e de pragas através dos ventos. No caso da disseminação de pólens pode haver modificações na genética através da fecundiade entre variedades diferentes abrangendo regiões distântes. Podendo ou não ser benéfica. 

No caso das sementes, a evolução desencadiou mecanismos nas sementes que proporcionaram uma aerodinâmica parecida com asas de avião ou hélices de helicóptero. Fazendo com que essa estrutura das sementes possa se deslocar através do ar por longas distâncias.

No caso de árvores, o vento pode mudar sua estrutura  deixando uma aparência diferente. Exemplo: um árvore pode ficar inclinada por conta do constante vento que ela sofre.

O vento também pode influenciar a evapotranspiração das plantas. Pois, com a maior intensidade de vento, maior é a  evapotranspiração. Consequentemente, há uma maior perda de água, acarretanto num possível aumento na irrigação. E como todos sabem irrigação é muito caro.

Existem aparelhos que medem a itensidade e direção do vento.Há fazendas que instalam esses equipamentos para monitorar a direção e itensidade do veto. Exemplo: o  Anemômetro, aparelho que mede ou registra a velocidade dos ventos e, às vezes, também a sua direção

É típico das fazendas holandesas moinhos movidos pelo vento. Isso era e é muito importante na confecção de farinhas. Exemplo: o trigo. 

O vento pode gerar eletricidade para as fazendas através da energia aeólica. Considerada uma energia de alto potencial e além de tudo, sustentável.

O vento influencia também na direção em que as núvens carregadas podem precipitar. Ou seja, as núvens são carregadas pelas correntes de ventos.

Percebe-se, que os ventos são um fenômeno muito importante na agricultura, por isso a necessidade de sua observação.

Esse foi mais um blog que aborda temas comuns na agricultura.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.