Visita a árvore Sumaúma, a maior árvore do Estado de Alagoas

No dia 02/11/2019 visitei a famosa árvore Suamaúma, que é considerada a maior árvore do Estado de Alagoas. Está localizada no município de São Luiz do Quintunde. Essa árvore impressiona pela gigantesca beleza, é algo quase surreal comparada com as árvores que estamos acostumados a presenciar. A Sumaúma é um árvore encontrada nas florestas amazônicas e por incrível que pareca ele se adaptou muito bem nessa região de São Luiz do Quitunde.

Olhar por fotos é uma coisa, agora observar essa beleza da natureza ao vivo é outra. Nesse dia, fiquei em contemplação pela sua grandiosidade e beleza. Como uma semente tão pequena pode gera um ser vivo tão grande? 

Uma árvore como essa é considerada como um patrimônio coletivo e é necessário o cuidado e zelo.

A história dessa árvore:

Pelo que busquei de relatos familiares é que a semente dessa árvore foi trazida por um engenheiro do Estado do Pará, onde o mesmo foi contradado para construir a usina Santa Regina de propriedade de Aurélio Oliveira Buarque. Ela pode ser considerada uma árvore beirando a ser centenária, pois o ano da construção da usina foi de 1920.

Essa árvore está tombada pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e pode ser visitada. Para quem se interessar em visitar é só entrar em contato pelo perfil do Instagram: @https://www.instagram.com/fazendaflordovale/

Logo abaixo, deixei um gravação da árvore em vídeo.

Um pouco da história do lugar!

Foto do Engenho Santa Regina. Atualmente, apenas a parte da frente está preservada.
Casa grande, um carro chevrolet e um touro Zebu ou Nelore.
Atualmente, a casa está totalmente preservada.
Observação: Esse carro pertencente ao Aurélio Buarque, de acordo com informações de parentes, foi o primeiro carro de Alagoas.
Capela ainda hoje preservada.

Essa fotos antigas foram cedidas pela Historiadora alagoana Isabel Loureiro de Albuquerque, para minha avó Carmen Buarque Gomes da Silva Rego (filha de Aurélio Buarque Oliveira e Marieta Franco) que eram vizinhas na cidade de Maceió.

Parte da família Buarque na Fazenda Roncador – Usina Santa Regina – São Luiz do Quitunde – Alagoas.

CURIOSIDADE: Aurélio Buarque e alguns de sua família costumavam se vestir com roupas de cor branca. Na foto dá para reparar.
Outra curiosidade é que Aurélio Buarque pertencia a maçonaria.


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.