O sol e as plantas

É interessante saber que a luz emitida pelo astro sol é de fundamental importância na vida vegetal. A incidência dos raios solares na vegetação propicia reações químicas, mas especificamente a fotossíntese. O termo “fotossíntese significa, literalmente, “síntese utilizando a luz”.

Durante a fotossíntese, a planta utiliza a energia solar para oxidar a água, liberando consequentemente oxigênio, e para reduzir o dióxido de carbono, assim produzindo grandes compostos carbonados, sobretudo açúcares.

Um fato muito importante e interessante é a estimulação da reação fotossintética a partir das cores que o sol emite. Quem já viu aquela imagem de um prisma refletindo a luz do sol em várias cores ou do arco íris? Pois bem, existe várias cores entre elas o amarelo, azul, vermelho, verde etc.. Mas nem todas as cores estimulam as reações químicas da fotossíntese. A cor mais eficiente de acordo com estudos fisiológicos é primeiramente o azul e depois em seguida o vermelho. Gráficos demonstram que a cor verde praticamente não estimulam as reações químicas.

Outro fenômeno que ocorre em decorrência da luz solar é o fototropismo  que é o movimento da planta em função da luminosidade e do homônio auxina.

Um fato muito importante na hora de iniciar uma plantação é saber a orientação do sol em relação a plantação.

“Diferente do que normalmente se pensa o Sol não nasce no ponto cardeal leste. O Sol nasce do lado leste de onde estamos. O mesmo acontece para o poente, o Sol não se põe no ponto cardeal oeste, mas sim do lado oeste de onde estamos.”

Para cada tipo de planta existe uma necessidade de luminosidade. As platações devem ser orientadas de acordo com as recomendações de cada espécie. No espaçamento, a luminosidade pode ser orientada com relação a distância entre as linhas e sua posição em relação ao sol. As plantas vizinhas podem dar sombra as outras ou não…Depende  da necessidade de luz de cada planta.

Na hora de plantar é necessário saber o trajeto do sol, por isso a importância de posicionar as covas, linhas, espaçamento etc. para que os raios do sol penetre melhor entre as plantas durante todo o dia. Por isso que é necessário saber onde o sol nasce e onde se põe. 

Com relação ao fotoperíodo que é à influência exercida pelos períodos de luz e escuridão sobre as plantas ao longo de um período de tempo, seja um dia, uma estação ou um ciclo solar. Podemos observar o seu efeito se usarmos uma mesma variedade de planta em regiões diferentes. Um exemplo é a cana-de-açúcar, em regiões onda há maior tempo de luz a sua produção é maior que em uma região de menor tempo de luz.

Essas são algumas informações úteis da influência do sol nas plantas. espero que seja útil!

Consultei o livro Fisiolofia vegetal, Lincoln Taiz – Eduardo Zoiger – 3ª Edição  para me basear neste blog.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.