Produção de etanol combustível em pequenas propriedades rurais

Quando se pensa em etanol, logo temos em mente grandes usinas sucroenergéticas que abastece boa parte da demanda de biocombustível em nosso país. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que é possível produzir o biocombustível (etanol) em pequenas propríedades rurais.

A cadeia que engloba a produção nessas pequenas propriedades rurais é de certa maneira simples. A metéria prima mais utilizada para a confecção do combustível é basicamente a cana-de-açúcar e o levedo Saccharomyces cerevisiae. A mistura do caldo da cana com o levedo é chamada de mosto. Esse mosto é armazenada em um recipiente onde passa algum tempo para que haja a fermentação.

No processo da fermentação o levedo Saccharomyces cerevisiae consome o açúcar contido no caldo de cana e libera o etanol. Esse processo leva um certo tempo para alcançar a quantidade máxima de álcool no caldo da cana-de-açúcar. 

Vale lembrar que existem outras matérias primas para se obter o etanol através da fermetação pela levedo Saccharomyces cerevisiae. Exemplo: milho, cereais etc etc

Depois do processo da fermentação, a produção passa por outra etapa, que requer um maquinário específico. O uso de um destilador. Que é utilizado para separar o álcool da mistura (mosto). É um processo simples onde o líquido evaporado se codensa e é extraido o etanol.

A segurança no ato de armazenar o biocombustível é algo que merece bastante atenção, afinal, o etanol é um material altamente inflamável.

Pelo que pesquisei, esse biocombustível não pode ser vendido, mas pode ser utilizado para consumo próprio. 

OBS: Esse texto é apenas informativo, com o intuito de difundir conhecimentos que seja acessível para a maioria do público. Tais processos realizados para a produção de etanol requer conhecimentos e habilidades técnicas. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.