Vida de estudante: Zootecnia – Monitoria – Microbiologia Geral em laboratório – relatório em andamento (rascunho)
Partindo do princípio da física quântica e da espiritualidade onde o observador modifica o que é observado. Vou aderir a algo que venho observado no campo e no uso do ciberespaço.
No documentário, ""Quem somos nós" retrata um pouco disso em experimento misturando ciência com espiritualidade.
Como aqui é um espaço reservado para blog, vou relatar o porque estou disponibilizando meu rascunho do relatório de monitoria em microbiologia geral no curso de Zootecnia. Comecei a fazer, mas estou nos últimos meses, tendo dificuldade em me adaptar com medicações para bipolaridade e com minha síndrome do pânico que intensificou muito, a ponto de perceber que as sensações que estou sentindo não é normal e que estão afetando o meu bem-estar.
Bom...quando se publica algo, como em um site, é provável que alguém vá ler, e isso é a ação do observador. Se a postagem for condizende com realidade do universo, o próprio universo converge com o autor da publicação, mesmo que só haja leitores depois de um certo tempo.
Pode parecer ações de uma pessoas com idéias mirabolante, mas como Nise da Silveira disse: “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas.”
Estou fazendo isso, com a premissa que vou ser ajudado em melhorar e terminar de escrever meu relatório de monitoria em microbiologia geral no curso de Zootecnia - UFAL com uma linguagem de nerd e menino matuto.
E para deixar mais sabor na leitura vou linkar vocês para outros portais (daqueles que podem ser a origem dos observadores (cientistas) contemporâneos.
<Link: https://home.cern/science/physics>
<https://home.cern/science/physics/early-universe>
<https://home.cern/science/physics/heavy-ions-and-quark-gluon-plasma>
<https://home.cern/science/physics/matter-antimatter-asymmetry-problem>
<https://home.cern/science/physics/dark-matter>
<https://home.cern/science/physics/cosmic-rays-particles-outer-space>
<https://home.cern/science/physics/supersymmetry>
<https://home.cern/science/physics/compositeness>
<https://home.cern/science/physics/unified-forces>
<https://home.cern/science/physics/extra-dimensions-gravitons-and-tiny-black-holes>
Sou Universitário, e o que vai além desse meu projeto do Agro Interação, é perceber que é preciso levar algo para onde eu for. Ainda não arrecadei dinheiro para investir na Fazenda Anum ou em outra propriedade rural. Conseguir recursos para algo, é como um casamento, e estou buscando isso com as forças que tenho. Como um ser humano que pretende casar e não ser uma ilha solitária. Mesmo sabendo que já percorrir um vasto caminho "sozinho".
Terminar um relatório de monitoria em uma Universidade é muito relevante. Pois, é com essa vivência que posso repassar para a sociedade o que aprendi.
LEBREM-SE DISSO!: quando se vai para algum município no interior de algum Estado, os moradores da zona rural, se alegram quando alguém da cidade grande (Pólis) levam algo que os agrada e seja útil. É um forma de extensão Universitária com os moradores da zona rural. Posso levar o conhecimento que tenho (que é pouco), mas as circustâncias e realidade que observei é o encontro de novos desafios. Posso levar para o interior algum conhecimento ou instrução, sementes para plantar, ferramentas para trabalhar, uma notícia boa!etc... É isso que percebo. Pessoal, as cidades pequenas em nosso estado, tem tando a serem investidas. E como o papel de extensão, é fundamental que os da cidade grande não retire a ligação da terra (solo) fauna, flora, ar puro, que os moradores da zona rural possuem com mais afinidade. E que todos nos possamos ser um pouco de guardiões da faunas, floras, águas, cultura, etc... Afinal, posso ser além de uma guardião, um cientista que encontrou um microorganismo que sintetiza um produto útil para os humanos, plantas, animais, solo, ar, etc... E você também pode ser um guardião e cientista!
Obervação: é um rascunho, tem muitos erros ortográficos. O observador (cientista) pode encontrar algo que eu não percebo e me comunicar através de uma linguagem vivenciada pelo entrelaçamento quântico.
Atividades desenvolvidas na monitoria:
Foram realizados acompanhamentos na condução de diversos trabalhos científicos dentro do laboratório.
Visitei as salas que são feitas os estudos com microorganismos. Sendo possível ver os utensílios e instrumentos de uso laboratorial. Sendo eles: placa de petri, lamparina para esterilização, chaminé, autoclaves, geldeiras, destilador, estufa, vidraçarias, tubos, tubo de ensaio, becker, balão voluétrico, frasco de erlen meyer placa de petri, pipetas, provetas, lâminas de microscópio, balança de prcisão, microscópios, capela de exaustão, etc.
Fui acompanhado, recebendo instruções para preparar ágar para meio de cultura. Tendo contato com balança de precisão e insumos. Essa parte, é como uma receita de bolo, no entanto, requer mais atenção e cuidado na hora de pesar e preparar. Tendo o cuidado de tarar a balança na hora da pesagem e manusear a balança para que o peso do ar não interfira na pesagem. Esse praparo do ágar, foi destinado a estudos da Ms. Paula V. , no qual, a mesma, me deu toda orientação, supervisão e acopanhamento dentro do laboratório.
Durante a vivência dentro do laboratório, fiz a lavagem das vidraçarias utilizadas pelos pesquisadores utilizando água e detergente líquido.
Em alguns momentos, fiquei responsável pela observação e aviso das autoclaves no que tange ao seu funcionamento na hora de ligar e desligar, utilizando interruptores e ficando atento a pressão conferindo no manômetro. No mesmo equipamento, coloquei vidraçarias de modo organizado e quando já estavam autoclavas, retirei com o auxílio de luvas.
Depois de secos, me foi orientado a guardar de maneira organizada as vidraçarias no armário.
Me foi ensinado, pelos próprios colegas do labortório como empacotar as placas de petri depois de lavados, e guardar no armário.
Não esquecer de colocar no relatório: a importância da bioprospecção com microorganismos (sintetizar produtos através de microoganismos para fins alimentícios, farmacêuticos, medicinais, industriais, ecológicos/ambientais/ agrícola e pecuária etc…
Relatar um pouco com a experiência em relatar para minha orientadora sobre a produção de alcool que fiz que nada mais é do que a utilização de microoganismos para produzir um produto. Nesse caso, o álcool.
Falar um pouco sobre o uso de microoganismos na alimentação (produção de alimentos) -> pães, queijos, leite fermentado, shoyo, vinagre, vinho, cerveja, cachaça, tufu, kanbucha, Umani, iorgute, cogumelos comestíveis (shitaque, shimeji etc..), goma xantana, etc…
Relatar que já tive experiência (em casa) em fazer pães, queijo, alcool, confeito de morango,
Relatar que já acompanhei colegas na época da Agronomia a produção de cogumelos (shimegi e shitaque) através de convites de colegas de turma para visitar local de produção e produção de composto para o crescimento dos fungos(cogumelos) utilizando fubá de milho, sabugo de milho passado na forrageira,.
Falar sobre a microbiota dos instestinos nos animais de produção, onde os microoganismos ajudam na digestão ou absorção dos nutrientes, produzindo produtos como é o caso das enzimas digestivas que quebram a parede celular da celuloce dos capins.
Microbiota dos bovinos (ruminantes) – Rúmen -> Retículo -> Omaso -> Obmaso – Intestino
Microbiota das aves – papo
Microbiota do equídeos – Intestino
Microbiota dos suínos – Intestino
Falar sobre a importância de estudar os microoganismos que agem na digestão e absorção nos animais de produção, pois estudando elas (que são muitas e podem diferenciar de animal para animal) viabilizar a produção de microoganismos isolados e lançar no mercado do agronegócio. Exemplo: bactérias que dentro do rúmem liberam ou produzem enzimas que auxiliam na digestão pode ser isolada e cultivada em laboratório e posteriormente, através de meios de produção e de biosegurança lançar no mercado.
Falar um pouco sobre os microoganismos que estão sendo modificados geneticamente através de técnicas de engenharia genética como o Crispr Cas 9 para que levedos, fungos, bactérias, etc possam produzir determinado(a) substância para fins comerciais. Exemplo: levedos de pão (saccharomyces cerevisiaeque além de produzir álcool, quando é geneticamente modificado (editando um gene específico) produz outra substância de interesse além do álcool. <—– Isso é uma informação importante de se saber!.
Falar um pouco sobre o controle biológico de pragas (controle biológico) com fungos, bactérias, nematóides etc para combater cigarrinhas, brocas da cana, e pragas de diversas culturas vegetais. Exemplo: metarrizo, bauveria bassiana, etc…
Falar um pouco sobre microoganismos que produzem enzimas para fabricação de álcool de 2 segunda geração. Obs: esses microoganismos podem ser encontrados na microbiotas de ruminantes por exemplo!
Uso de ultrasom para esterelizar ou combater microoganismos indesejáveis.
Bom… Não quero enviar um rascunho de qualquer jeito, mas conto com o auxílio dos observadores. Espero que o entrelaçamento quântico seja produtivo!