Ocorrerá nos dias 18 e 19 de Novembro o II Seminário Internacional “Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares” onde os especialistas irão debater os “Mercados Alimentares que Transformam Realidades”
No primeiro painel, intitulado “Mercados Alimentares e Inovação Social”, o debate é sobre como os círculos de comercialização podem fortalecer a ligação entre produtores e consumidores e, assim, criar vínculos que vão além das relações mercantis, gerando impactos sociais positivos para a sociedade.
Já no segundo painel, que trata da “Construção de diferenciais para transformar realidades”, vai abordar como você pode usar aspectos já intrínsecos do seu produto, tais como relações com as tradições, com a cultura local e biodiversidade, dentre outros, para agregar ainda mais valor (e renda) para o seu negócio.
No terceiro e último painel o foco é no tema “Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo” e mostrar como a transformação digital pode (e deve) ser uma grande aliada do relacionamento entre esses dois mundos que, um dia, pareciam muito distantes.
O evento será transmitido através do canal www.youtube.com/embrapa
Para receber o certificado de participação e deixar seu lugar reservado no auditório virtual é necessário se inscrever pelo site www.alimentos.app.al.sebrae.com.br
PROGRAMAÇÃO:
18 de Novembro – Quinta-Feira
Abertura
(MANHÃ)
9h00 às 9h10
Introdução cultural
9h10 às 9h35
Mesa de abertura
Representantes da Embrapa, Sebrae, PGDR/UFRGS, FAO-Brasil e Swissnex
9h35 às 10h05
Conferência de abertura
“Diferenciação dos mercados alimentares e desafios à valorização de produtos”, por Sérgio Schneider, Professor da UFRGS
10h05 às 10h10
Lançamento do livro “Mercados Alimentares Digitais”, organizado por Paulo Niederle, Sérgio Schneider e Abel Cassol
10h10 às 10h50
Debate online com Vinícius Lages, Diretor Técnico do Sebrae/AL, e João Flávio Veloso, Chefe Geral da Embrapa Alimentos e Territórios
10h50 às 11h00
Encerramento da manhã com apresentação cultural
Painel 1: Mercados Alimentares e Inovação Social
(TARDE)
14h00 às 14h10
Introdução cultural
14h10 às 14h30
“O Plano de Integração do Assentamento ao Mercado (PIAM)”, por Pedro Arraes, Diretor do Dep. de Desenvolvimento Comunitário (DATER), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
14h30 às 14h45
“As estratégias de mercado dos produtos da biodiversidade do Cerrado”, por Luis Roberto Carrazza, Secretário-Executivo da Central do Cerrado
14h45 às 15h
“Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) como contrato social”, por Érica Lobato, Coagricultora da CSA Esperança e Colaboradora da Rede CSA Brasília
15h às 15h05
Intervalo
15h05 às 15h25
“Mercados Alimentares e Inovação Social na América Latina”, por João Marcelo Intini, Oficial de Políticas de Sistemas Alimentares do Escritório da FAO para América Latina e o Caribe
15h25 às 15h40
“A experiência da Sociedade Peruana de Gastronomia (APEGA)”, por Luis Ginocchio Balcázar, Consultor em Sistemas Agroalimentares e Inovação
15h40 às 16h30
Debate com o público
Moderado por Sônia de Souza Mendonça Menezes, Professora da UFS
16h30 às 16h35
Encerramento do dia com apresentação cultural
19 de Novembro – Sexta-Feira
Painel 2: Construção de diferenciais para transformar realidades
(MANHÃ)
10h00 às 10h10
Introdução cultural
10h10 às 10h30
“Trilhas para exportação, abrindo mercados para produtos da biodiversidade brasileira”, por Carina Pimenta, Diretora da Conexsus
10h30 às 10h50
“Mapeamento, posicionamento e construção de mercado para produtos alimentares do Seridó”, por João Hélio Costa, Diretor Técnico Sebrae/RN
10h50 às 11h10
“Como a Suíça coloca em prática a estratégia “Swiss Made” para produtos alimentares?”, por Dieter Bratschi, Head Data Analytics da Adaptagis e Serge Rezzi, Diretor do Swiss Vitamin Institute
11h10 às 11h55
Debate com o público, com o tema “O que os produtos alimentares diferenciados (PADs) brasileiros que conquistam mercados têm em comum?”
Moderado por Luciana Vieira, professora da FGV/EAESP
11h55 às 12h00
Encerramento da manhã com apresentação cultural
Painel 3: Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo
(TARDE)
14h00 às 14h10
Introdução cultural
14h10 às 14h30
“Mercados Alimentares Digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas”, por Paulo André Niederle, Professor da UFRGS
14h30 às 14h40
“O comércio justo e o consumo consciente da Cooperativa GiraSol”, por Tanara Lucas, Coordenadora-Geral da Cooperativa GiraSol
14h40 às 14h50
“As estratégias de mercado dos produtos da biodiversidade da Caatinga”, por Adilson Ribeiro dos Santos, Diretor Presidente da Central da Caatinga
14h50 às 14h55
Intervalo
14h55 às 15h15
“As experiências europeias em mercados agroalimentares digitais”, por Gianluca Brunori, Professor da Universidade de Pisa
15h15 às 15h25
“Alimentos Cooperativos: Experiência de migração do comércio offline para o online”, por Ignacio Vila, Presidente da Cooperativa de Trabalho Alimentando
15h25 às 16h15
Debate com o público
Moderado por Claire Cerdan, Pesquisadora do CIRAD
16h15 às 16h20
Encerramento do evento com apresentação cultural
Informações retiradas do site www.alimentos.app.al.sebrae.com.br
Publicar comentário