As fases da lua e sua influência na agricultura
É fácil encontrar imagens em redes sociais demonstrando a influência da lua nas plantas. São imagens que carece de fontes científicas ou mesmo de pessoas de referência no assunto. É percebível que a lua influência nas marés, e isso já é um consenso geral entre nós seres humanos.
Mas relatar o assunto da influência da lua nas plantas, requer um pouco mais de percepção diante das variedades de plantas que existem no planeta terra. Visto que a morfologia e fisiologia é muito diversificada.
Outro fator é entender a fisiologia vegetal, pois existe mecanismos fisiológicos que são complexos. O xilema, o floema, a água, a seiva, e as folhas são ponto a ser estudados nesse assunto da influência da lua. No xilema a água e os nutrientes absorvidos pelas raízes percorrem “micro tubos” através da adesão e coesão. Depois esse material é sintetizado e parte disso vira seiva que é percorrido pelo floema.
Além disso, pode observar que existem relatos nos processos das podas, enxertos, transplantes, colheitas etc.. Que também a lua causa algum efeito.
O que pode ocorrer é o efeito da luminosidade (reflexo da luz solar na lua) que inside nas plantas no período noturno. Um efeito parecido chamado fototropismo ou fotoperíodo.
A lua esta muito longe do nosso planeta, mas pode influenciar sim na fisiologia das plantas. Como isso acontece? Isso eu não sei explicar, talvez seja o próprio magnetismo da lua que deixa o solo mais úmido ou coisa do tipo. Não cabe a mim, explicar esse fenômeno, mas vou deixar imagens encontradas na internet que abordam esse assunto.
Leitor, fica a critério de vocês examinar ou entender esse tipo de fenômemo.
Observação: imagens encontradas na internet
Publicar comentário